sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ler, ler e ler (05/11/10)

Chega de acordar tarde, ficar na frente do computador esperando e-mails ou oportunidades de emprego. É preciso saber dosar tudo isso para não cair na rotina e, depois, no desespero. É preciso aproveitar sempre que possível. Foi isso que programei para o meu dia. Aproveitar. Então, depois de acordar, conversei com a Mi. Batemos um papo sobre nosso dia, nosso fim de semana, essas coisas. Depois, fizemos um almoço reforçado com (hmmmm!) feijão preto, linguiça e arroz. A Mi preparou este almoço delicioso, regado a suco de manga e maçã. Estava tudo muito bom!

Com a energia a toda, resolvi mandar alguns currículos. Um dos empregadores me retornou, a respeito de trabalhos como freelancer. Foi muito bacana ter uma resposta, pois geralmente isso não acontece. Já recebi, é claro, mensagens de pessoas que agradeciam o envio do currículo, mas que meu perfil não se encaixava no emprego proposto. O que mais acontece, infelizmente, é de não haver resposta alguma. Isso é uma pena. Todos que anunciam uma vaga em empresa deveriam saber da responsabilidade de encher alguém de esperança, principalmente quando diz respeito a trabalho, que é primordial para os milhares de desempregados que passam seus dias enviando currículos e torcendo por algum retorno. Como eu. Enfim.

Depois disso, saí. Andei por ruas que ainda não havia percorrido, e isso em Barcelona é sempre uma delícia. A gente nunca sabe o que vamos encontrar escondido por aí. Aliás, falando em 'nunca sabe', olha o que encontrei. Tive que tirar uma foto, para mostrar para o meu cunhado, Carlos Kassab, que tem gente da família dele por aqui!

Bom, se não é da família, é quase, porque a diferença entre Kassab e Kalsaba é mínima. Aliás, acredito que Kalsaba é Kassab em catalão. Estou averiguando. Continuando o passeio, há alguns metros dali, me deparei com outro monumento arquitetônico inédito. O Palácio da Música Catalã. Um prédio lindo - por fora e por dentro. Por motivos óbvios, só pude observar a parte externa. As fotos falam por si só.

Incrível. Incrível. Vários turistas tiravam fotos, todos embasbacados com esta construção que, do nada, aparece entre ruas estreitas e prédios residenciais. Este Palácio foi inaugurado em 9 de fevereiro de 1908, e é uma sala de concertos única. Mal posso esperar para conhecer o interior.

Depois das fotos, fui para meu verdadeiro destino. A Biblioteca Pública Francesca Bonnemaison. Como eu já li todos os livros que trouxe (dois) e preciso treinar meu castelhano - eu até tentei ler um livro emprestado pela Fernanda, de Paulo Coelho. Mas não consegui. Me perdoem os que gostam, mas para mim, ele é um chato -, resolvi ficar sócio desta Biblioteca. Na verdade, você faz um 'carné', que é válido em toda e qualquer Biblioteca de Barcelona. E não são poucas. Além disso, ganha regalias como descontos em eventos culturais, museus, cinemas etc. Descendo a rua em frente ao Palau, virei à direita e lá estava ela.

Com passaporte e empadronamento em mãos, me apresentei à mesa de uma simpática funcionária. Disse o que queria, ela pediu os documentos, e em minutos me entregou o cartão pronto. Adoro Bibliotecas. Quando comecei a trabalhar em Campinas, tinha o cartão e visitava regularmente a Biblioteca da cidade, ao lado da Prefeitura. Passeei pelos corredores do prédio, procurei livros, assuntos, vi muita coisa interessante. O que mais me chamou a atenção foi uma pequena prateleira com algumas obras clássicas em audio-book. Escolhi dois livros. 'Canción de Navidad', de Charles Dickens, ilustrado por William Geldart, e a biografia 'Dickens', de J. B. Priestley. São livros finos e (espero) de fácil leitura. Mal posso esperar para terminá-los e voltar à Biblioteca.

Agora, jantar e caminha! Amanhã é sábado, e promete ser um dia ótimo pra gente.

Estamos bem e amamos vocês.

Beijos literários

Nando (e Mi, preparando um café bem quentinho)

2 comentários:

  1. Oi crianças......tudo bem com vocês?
    Esse almoço me abriu o apetite!!!!
    Acho que vou fazer uma boquinha!!
    (pausa para o lanche)
    Bom....como sempre adorei as novidades
    e espero que tudo dê certo!!!
    E..... antes que eu me esqueça......
    amamos vocês !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. tive esse encontro com Dickens lá em B'mouth, ao sul da Inglaterra. saudades...

    ResponderExcluir