Compras, compras, compras. O bom é que aqui a comida é bem barata. As 'marcas brancas', isto é, marcas próprias dos mercados, são de qualidade e preço bastante competitivo. Se bem que a diferença fica sempre na casa dos centavos. Conhecemos um novo mercado, como alternativa ao Dia, bem maior que este, com mais variedades, além do uso do cartão de crédito - santo cartão de crédito!

10 unidades - 1,00 euro
Este pacote me chamou a atenção porque estava a procura de uma esponja de banho. Depois li as instruções, e vi que se tratava de um prático produto especialmente para quem vai viajar e ou atletas de academia. São 10 esponjas finas esbranquiçadas. Esse branco é o sabonete, que, em contato com água, faz a espuma e limpa suavemente a pele. Muito interessante, não? Um dia compro para fazer o teste.
Pote grande - 5,85 euros
Nunca vi este tipo de produtos especializados para homens no Brasil, por isso mesmo me chamou a atenção. Funciona da mesma forma que o creme feminino, mas a química deve ser mais forte. Indicado para axilas, peito e pernas, vem com uma espátula-com-formato-de-aparelho-de-barbear plástica. Azul. Bem másculo.
Pacote 500g - 1,10 euros
Sim, sal. Sim, para lavar louça. Principalmente louça fina, como cálices. O aspecto é de sal grosso, mas não tive coragem (vontade) de experimentar. As instruções indicam onde e quanto do sal deve ser colocado na máquina. Então, não sei se ele é um substituto propriamente dito do detergente, ou se as máquinas daqui tem um espaço reservado para esse produto. Diferente.
Granel - de 3,00 a 6,50 euros
A cena é terrível, mas já havia visto anteriormente, na Boquería. É um coitado dum coelho, esticado e despelado. A musculatura aparente, os olhos despalpebrados, consequentemente arregalados, e o meigo casal de dentinhos brancos completam a imagem. O detalhe do fígado, bordô, pendendo da região abdominal, é de virar o estômago. A Mi, coitada, sempre passou longe disso. Se visse de longe qualquer borrão do que poderia ser perturbador, ela dava meia volta. Hoje, sem querer, seus olhos alcançaram o pobrezinho duro, que olhava para ela fixamente. Tadinhos dos dois.
Pote pequeno - 1,85 euros
Para quem torcei o nariz, acalme-se. Este é um caviar falso, ou substituto de caviar. É um produto vegetariano, formado a partir de algas marinhas principalmente. Promete o mesmo sabor do caviar, mas com maior duração do produto após o pote aberto, além de uma infinidade de vantagens. A Mi, quando percebeu se tratar de uma 'falsificação' assumida, disse 'Então é por isso que o potinho é bem mais barato que o de caviar de verdade. Engana-se a pequena. Ao lado do Cavi-Art, há a opção do caviar real - Ovas de Lumpo Negras ou Vermelhas - ao módico preço de 2,25 euros. O pote é virtualmente o mesmo. Portanto, é muito mais uma opção de gosto que de bolso. Da próxima vez, eu compro.
Embalagem com 4 gelatinas - 0,85 euros
Lembro de andar pelo Enxuto, em Campinas, ou WalMart, em São Paulo, e passar pela prateleira das gelatinas. Eram diversos sabores, todos coloridos e cheirosos. Aqui não tem isso. Para consumidores de gelatinas, a opção é comprá-la pronta, em embalagem similar à de iogurte. O sabor não é aquela maravilha. A Mi achou bastante doce. Eu gostei, mas comprei muito mais para experimentar que para matar vontade. Tanto que das 4 que comprei, comi apenas uma. Mas é bacana, e bastante barato.
Pacote congelado de 350g - 2,05 euros
Esta é a minha maior frustração. A Mi bateu o pé e deu a sentença. 'Isso eu não como.' Eu realmente sou bastante fresco com comida, mas quando encasqueto em experimentar alguma coisa, encasqueto. E caracóis estão no meu 'menu exótico', entre outras iguarias, como escorpiões caramelizados e caviar (será que o falso conta?). De qualquer forma, não vou comprar 350g de caracóis para, na pior das hipóteses, ter que comê-los todos sozinho. Isso porque, quem me conhece sabe, eu detesto desperdício. Como só para valer o que gastei na compra. Acho que vou tentar convencê-la, ou esperar alguém - corajoso - do Brasil vir fazer uma visita. Por enquanto, deixa os bichinhos lá na geladeira do mercado, deixa.
Congelado 600g - 3,95 euros
O interessante foi ver o tamanho do caranguejo todo duro. Um tom alaranjado lindo, e até mesmo apetitoso. Já vi no Brasil, raras vezes e em determinados lugares, geralmente especializados em produtos do mar. Mas aqui é fácil encontrar, principalmente o bicho congelado, ao natural. Acho bastante interessante, porque me parece algo que se situa entre os tempos de caça e a conserva de alimentos. Barcelona me traz esse sentimento às vezes, de que voltamos um pouco no tempo, quando a correria era mais branda, e a gastronomia uma necessidade trabalhosa, e não arte.
É isso aí. Estamos bem, amamos todos vocês.
Besos e obrigado pelos comentários!
Nando (e Mi, dormindo e sonhando com 'caracoles'. Hmmmm!)
Nando e Mi,para achar caranguejo e caracol(escargot)em supermercado,na ESpanha...rs...melhor vir ao Guarujá!!! Primeiro,caracol está como praga,de graça,em qualquer terreno,jardim,do menor até o tamanho família.Eles parecem apitar quando os pega...está infestado,aqui!! Quanto ao caranguejinho da foto...hum...precisa ver o guaiamúm que saiu debaixo da máquina de lavar,na área de serviço...Inacreditável...só matando à vassouradas para não pinçar meus dogs...rsrsrs...é serio!!!Te mando,pelo sedex...rsrs...Continuem curtindo!!!
ResponderExcluirNossa filho!!!.....como as coisas mudam hein?
ResponderExcluirLembra quando você não gostava de molho de tomate,cebola , maionese e mais um monte de outras coisas e agora querendo experimentar escargot????
Beijos e amamos vocês também.