sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Olé??? (22/10/10)

Hoje, o post é de revlta. Durante nosso passeio - na verdade fomos bater perna para distribuir mais alguns currículos - demos de cara com uma pequena manifestação. Eram três pessoas apenas, sendo que as duas moças colhiam assinaturas, enquanto o homem, todo vestido de branco e manchado de sangue (falso, claro), segurando um cartaz com os dizeres:

"Stop! Bullfight. Correbous. Bous embolats. Bous capllaçats. Animal cruelty!! No more blood."
(Parem! Tourada. Corrida de touros. Touros de fogo. Touros enlaçados. Cueldade com animais!! Chega de sangue.)

No Brasil eu sabia, como a maioria dos brasileiros, o que são as touradas. Já havia visto, também, vez ou outra, a famosa corrida de touros pelas ruas espanholas. O que não sabia eram os detalhes acerca destas duas modalidades de 'festas' que envolvem os touros, além de outros dois tipos de brincadeira com o animal.

As touradas aconteciam em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Hoje, ela resiste em poucos países (de forma lícita), e dependendo da região, as regras podem variar. Mas, de modo geral, o show termina quando o toureiro mata o touro. E se o touro vence? Não sei. Já ouvi hitórias. Algumas dizem que quando o touro é superior ao toureiro, ele ganha indulto e sobrevive. Ouvi também que, caso o touro acerte o toureiro, aquele é morto. De qualquer forma, tourada é tortura.

A corrida de touros. No Brasil havia um acontecimento similar. A tal Farra do boi. Havia não, ainda existe, apesar de proibida. Solta-se o animal, ou os animais, pelas ruas da cidade, ou em terreno descampado. Muitas dessas corridas terminam numa arena de tourada. Nem sempre o touro (ou boi) é morto, mas durante a corrida é cometido todo tipo de maltrato. As vezes, o bicho ficar vivo é o pior que pode acontecer.

As tradições 'touros de fogo' e 'touros enlaçados' aparecem mais na região da Catalunha (cuja capital é Barcelona), na Espanha. No primeiro caso, a cabeça do touro é laçada para controlar o animal. Homens (?) amarram bolas inflamáveis em cada chifre do touro, e depois ateiam fogo. O touro sofre durante 30 minutos. O cheiro de chifre e carne queimados é sentido por cerca de 300 pessoas, que acompanham os gritos desesperados do touro, gargalhando e festejando. Cansado, entregue e geralmente quase totalmente em chamas, é finalmente morto com golpes na cabeça, para que sua carne seja dividida entre os convidados.

A segunda 'festa' é parecida com a corrida de touros, mas nesta modalidade o bicho é enlaçado pela cabeça, e ao invés de correr, pelas ruas, ele é arrastado. Geralmente não há morte, mas após a diversão - ... - o touro é recolhido para, mais tarde, ser arrastado novamente.

Chocante, não? Pois é. E para acabar com essa brutalidade gratuita e desnecessária, assinamos, eu e Mi, uma petição que pede o fim imediato de absolutamente todas estas atrocidades. Para ser bem sincero, me senti, num primeiro momento, um pouco hipócrita. Sou consumidor, hoje não muito assíduo, da carne vermelha. Mas ao mesmo tempo, podemos discutir a ligação entre o abate do animal com fins alimentares e a tortura que os mesmos sofrem para entretenimento de alguns. Mas depois, a sensação passou, e, de consciência tranquila, resolvi escrever este post. Vejam as fotos.

Amanhã tem post mais animado. Prometo. Mas não podia deixar de registrar nossa tristeza e perplexidade frente a essa brutalidade que, até agora, segue protegida pelo 'tradicionalismo cultural' por alguns poucos países. Obviamente que nos lembramos dos rodeios brasileiros. Mesmo não havendo a morte do animal no fim do 'espetáculo', ainda sim há muita crueldade. Bom. Acho que vai de cada um.

Para informação, foi aprovada uma lei que proíbe a tourada na Catalunha. Mas ela só vale a partir de janeiro de 2012. E não inclui a corrida de touros e o touro enlaçado, por não significarem necessariamente a morte do animal. Eu acredito que novas touradas serão criadas, nas quais a morte do touro seja proibida. Mas tortura, estresse, maus tratos, cansaço, podem. Só não mata o coitado. Hã...

Estamos bem (melhores que esses animais, é certo!), e amamos vocês.

Beijos, e desculpem o desabafo!

Nando (e Mi, do meu lado, mandando beijo pra todo mundo.)

2 comentários:

  1. Impressionante hein?.......Estou perplexa.....
    espero que um dia o "homem" tome consciência do que está fazendo!!!!!
    Beijos pra vocês !!!

    ResponderExcluir